2004/08/02

Penitência à ''Etelvina'' (Pouco) Pecadora

A irmã "Ana" (nome fictício, claro) confessou em privado, aquilo que pensou serem dois pecados: o da preguiça e o de praguejar.

Bem minha filha, quanto ao primeiro não me parece que no teu caso seja propriamente um pecado, pois apesar da pouca vontade (compreensível) não renegas a tua condição de “Etelvina” e cumpres com devoção as tuas tarefas domésticas, logo, deste vais absolvida sem penitência.

Quanto ao praguejar, olha minha filha, por vezes até Frei Tomás pragueja (é raro, mas por vezes as noviças conseguem perturbar a minha serenidade com tanta devoção à oração) pelo que sem saber com pormenor o teor e o fervor desse praguejado não me parece justo aplicar-te uma penitência que te absolva assim de imediato.

Por conta da penitência que há-de vir, sugiro que limpes as juntas do pavimento da cozinha de joelhos e sem luvas. Se o conseguires fazer sem praguejar, não necessitas voltar ao confessionário.

Para terminar, quando estiveres a cumprir a penitência vai repetindo estas palavras irmã,

"Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos."

Provérbios 14:1

Vai em paz e que o Senhor te acompanhe

Amén


|

0 comments

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home